Projeto Todos Pela Educação

Todos Pela Educação: agentes e agendas de uma hegemonia em construção

Descrição:

No decorrer duas primeiras décadas do século XXI duas frentes de articulação da classe dominante na sociedade civil emergiram na América Latina.
Este movimento foi desencadeado, por um lado, a partir da Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação (Reduca).
Esta rede foi lançada em 2011, em Brasília, DF, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a União Européia, sendo formada por organizações sociais de quatorze países latino-americanos que compartilham a mesma missão e compromisso público de construir ativamente uma agenda "social-liberal" de reforma da educação na região sob a bandeira do "Todos Pela Educação".
Por outro lado, uma outra frente de articulações da classe dominante tem organizado um outro conjunto de organizações, a partir de duas redes transnacionais: Student for liberty e Atlas Network com forte penetração no Brasil por meio da divulgação de uma agenda ultraconservadora e protagonismo de organizações como Escola Sem Partido, Movimento Brasil Livre, entre outras.
O objetivo da pesquisa é analisar a atuação de ambas as frentes de móveis de articulação e como estas têm produzido no Brasil uma intensa agenda com grande penetração na educação brasileira.
A pesquisa ainda objetiva compreender as aproximações e distanciamentos entre as frentes social-liberal e a ultraconservadora, como vêm formando seus intelectuais e inserindo seus interesses privados no interior das agências estatais.
Esta investigação tem como referencia teórico-metodológica a teoria do Estado Ampliado, formulada por Antônio Gramsci, compreendendo que esta fornece um itinerário de investigação que se inicia pelo mapeamento das organizações que atuam na sociedade civil elaborando os projetos que disputarão a direção estatal e conclui na análise sobre seus desdobramentos no interior da sociedade política.
Neste sentido e a partir de uma levantamento documental a investigação vem seconcentrando na análise de materiais produzidos pelas próprias organizações que vêm sendo pesquisadas.
Considerando que a luta de classes não ocorre apenas entre as classes sociais fundamentais, mas se realiza também intraclasse esta pesquisa busca compreender as tensões, conflitos, negociações e acordos no interior da classe dominante se juntando a um esforço coletivo formado por diversos grupos de pesquisa que vêm se dedicando a compreender as relações entre Estado e Poder na educação brasileira..