Projeto Frente de Ação da Classe Dominante

As frentes de ação da classe dominante na educação: entre o Todos Pela Educação e o Escola Sem Partido

Descrição:

O grupo de pesquisa iniciou estudo teórico e empírico sobre a atuação da classe dominante na educação com o objetivo de compreender as disputas e consensos estabelecidos pelos diferentes agentes e agências desta classe social. A pesquisa trabalha com o referencial teórico-metodológico a partir da teoria do Estado Ampliado, produzida pelo marxista italiano Antônio Grasci, compreendendo as relaões intra-classe por meio da correlação de forças evidenciada na sociedade civil e na sociedade política, ambas unidades do Estado em sua composição integral. O trabalho investigativo deverá identificar os distintos projetos que buscam a hegemonia analisando as estratégias, ações, intelectuais e organizações envolvidos (nacionais e internacionais) nas distintas frentes de ação da classe dominante. O levantamento de fontes será realizado por meio da análise de documentos produzidos por um conjunto de organizações previamente identificadas e outras que deverão ser incluídas, de acordo com a identificação da formação das frentes de ação da classe dominante. A relevância da pesquisa se justifica pela necessidade de compreender na atual conjuntura a composição do poder que define e redefine os projetos na educação brasileira e mundial num contexto que se caracteriza pela ascensão fascista. Esta investigação se soma a um conjunto de trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos pelo grupo de pesquisa..