Apresentação
O curso ““ESTADO, PODER E EDUCAÇÃO: A ESCOLA PÚBLICA DIANTE DA CRISE” resulta de uma proposta de formação elaborada pelo Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Educação (LIEPE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e organizado em parceria com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ), Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II (SINDSCOPE) e Sindicato dos Trabalhadores do Instituto Federal do Rio de Janeiro (SINTIFRJ). Neste sentido este curso resulta do compromisso ético-político que orienta o respectivo grupo de pesquisa e seu entendimento sobre o papel da extensão universitária no tripé ensino-pesquisa-extensão que sustenta a universidade pública comprometida historicamente com a produção de conhecimento científico socialmente referenciado.
O objetivo deste curso é a produção de conhecimento relativo ao contexto e questões que afetam os trabalhadores da educação diante das contrarreformas operadas e em curso no país. Pretendemos, a partir do curso, mobilizar debates sobre questões candentes no debate educacional tendo em vista as lutas travadas na atual conjuntura. O curso ainda tem como objetivos ampliar as parcerias que o LIEPE/UFRRJ já mantém com sindicatos de trabalhadores de educação do país.
O LIEPE é um grupo de pesquisa credenciado na plataforma Cnpq grupos, sediado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e fundado em 2017. O LIEPE se caracteriza pelo trabalho realizado a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão, tendo o compromisso histórico de realizar formação compromissada com a produção de um conhecimento referenciado socialmente. Sediado na região da Baixada Fluminense o LIEPE tem realizado a formação de pesquisadores nos níveis da iniciação científica, mestrado e doutorado, sem perder de vista a necessidade de produzir esforços para a socialização do conhecimento produzido pelo grupo para além da comunidade universitária. Foi com esta perspectiva que o LIEPE vem realizando parcerias com o SEPE-RJ, SINDSCOPE e SINTIFRJ, incluindo o curso que materializa neste momento.
O curso será ministrado pelos pesquisadores do LIEPE e terá como referencial de análise o materialismo histórico e dialético, sobretudo no diálogo com as obras do italiano Antônio Gramsci (2000).
O curso foi organizado a partir da referência da Teoria do Estado Ampliado, entendida como aporte teórico, mas também metodológico, como propôs Sônia R. Mendonça (2014) a partir da qual compreendemos as políticas educacionais e as disputas, conflitos e consensos produzidos em sua elaboração, desde a elaboração pelas organizações representativas dos interesses privados da classe dominante e suas frações, as disputas que envolvem no terreno da luta de classe com as organizações da classe trabalhadora, até sua execução nas agências do Estado restrito.
O público alvo do curso “Educação e Pandemia: questões e desafios em defesa da vida numa conjuntura de ascensão fascista” serão os professores e alunos da Educação Básica e Superior, militantes de movimentos sociais e todas e todos os interessados na construção do conhecimento socialmente referenciado nas lutas em defesa da escola pública. Entendemos que a luta histórica em defesa da escola pública se insere no histórico quadro de lutas revolucionárias, dentro e fora da ordem como salientou Florestan Fernandes (2008; 2009) contrárias a manutenção da autocracia burguesa no Brasil, ou seja, que enfrentam as formas arcaicas e modernas da subsunção do trabalho ao capital no contexto do capitalismo dependente. Neste sentido, a tarefa de organizar a luta em defesa da escola pública, diante da atual escalada fascista que renova os elementos de autocracia no país, se impõe e em nosso entendimento, assim como teorizou importante referência do materialismo histórico e dialético: “não há luta revolucionária, sem teoria revolucionária”.
Considerando todos estes elementos o LIEPE compreende a importância da realização da parceria com o SEPE-RJ, SINDSCOPE e SINTIFRJ. A luta travada pelo sindicalismo docente sempre foi absolutamente importante e significativa para a defesa da educação pública e de uma escola pública referenciada política e culturalmente nos pressupostos críticos. A parceria com o SEPE-RJ, SINDSCOPE e SINTIFRJ é um desdobramento de uma série de atividades isoladas já anteriormente realizadas por pesquisadores do LIEPE. A proposição deste curso significa um amadurecimento desta relação e tenta responder em parte às exigências formativas colocadas à todas e todos os trabalhadores da educação.
CRONOGRAMA
Aula 3: 18/MAI - 18h
A gestão neoliberal da escola e a pedagogia da morte: o adoecimento docente não é por acaso!
Aula 4: 25/MAI - 18h
O financiamento da educação no labirinto do capital: heteronomia cultural e capitalismo dependente
O curso será de 30 horas, sendo 50% das atividades síncronas e 50% das atividades assincronas, compostas de leitura dos textos e estudos de materiais que serão enviados por e-mail. As aulas serão iniciadas as 18 h e serão divididas em dois momentos. O primeiro momento os professores realizarão uma exposição temática acerca do problema específico de cada aula. Este primeiro momento terá uma duração média de 60 minutos. Num segundo momento será aberto o debate com interação com os alunos inscritos no curso e terá a duração de 90 minutos. Todo o material de leitura será enviado previamente para os alunos.
O controle de frequência será realizado no segundo momento de cada aula. Cada inscrito no curso deverá cursar 75% para a obtenção de certificado expedido pelo LIEPE em conjunto com o SEPE-RJ, SINDSCOPE e SINTIFRJ. As inscrições serão realizadas por meio de preenchimento de formulário no site https://liepe.amandy.com.br/index.php seguindo o calendário proposto no cronograma de organização do curso.