Curso LIEPE 2020

“ESTADO, PODER E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: QUESTÕES E DESAFIOS”

Apresentação

O curso ““ESTADO, PODER E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: QUESTÕES E DESAFIOS” resulta de uma proposta de formação elaborada pelo Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Educação (LIEPE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e organizado em parceria com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ). Neste sentido este curso resulta do compromisso ético-político que orienta o respectivo grupo de pesquisa e seu entendimento sobre o papel da extensão universitária no tripé ensino-pesquisa-extensão que sustenta a universidade pública comprometida historicamente com a produção de conhecimento científico socialmente referenciado.

O objetivo deste curso é a produção de conhecimento relativo ao contexto e questões que afetam os trabalhadores da educação diante das contrarreformas operadas e em curso no país. Pretendemos, a partir do curso, mobilizar debates sobre questões candentes no debate educacional tendo em vista as lutas travadas na atual conjuntura. O curso ainda tem como objetivos ampliar as parcerias que o LIEPE/UFRRJ já mantém com sindicatos de trabalhadores de educação do país.

O LIEPE é um grupo de pesquisa credenciado na plataforma Cnpq grupos, sediado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e fundado em 2017. O LIEPE se caracteriza pelo trabalho realizado a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão, tendo o compromisso histórico de realizar formação compromissada com a produção de um conhecimento referenciado socialmente. Sediado na região da Baixada Fluminense o LIEPE tem realizado a formação de pesquisadores nos níveis da iniciação científica, mestrado e doutorado, sem perder de vista a necessidade de produzir esforços para a socialização do conhecimento produzido pelo grupo para além da comunidade universitária. Foi com esta perspectiva que o LIEPE vem realizando parcerias com o SEPE/RJ, incluindo o curso que materializa neste momento.

O curso será ministrado pelos pesquisadores do LIEPE e terá como referencial de análise o materialismo histórico e dialético, sobretudo no diálogo com as obras do italiano Antônio Gramsci (2000).

O curso foi organizado a partir da referência da Teoria do Estado Ampliado, entendida como aporte teórico, mas também metodológico, como propôs Sônia R. Mendonça (2014) a partir da qual compreendemos as políticas educacionais e as disputas, conflitos e consensos produzidos em sua elaboração, desde a elaboração pelas organizações representativas dos interesses privados da classe dominante e suas frações, as disputas que envolvem no terreno da luta de classe com as organizações da classe trabalhadora, até sua execução nas agências do Estado restrito.

O público alvo do curso “Educação e Pandemia: questões e desafios em defesa da vida numa conjuntura de ascensão fascista” serão os professores e alunos da Educação Básica e Superior, militantes de movimentos sociais e todas e todos os interessados na construção do conhecimento socialmente referenciado nas lutas em defesa da escola pública. Entendemos que a luta histórica em defesa da escola pública se insere no histórico quadro de lutas revolucionárias, dentro e fora da ordem como salientou Florestan Fernandes (2008; 2009) contrárias a manutenção da autocracia burguesa no Brasil, ou seja, que enfrentam as formas arcaicas e modernas da subsunção do trabalho ao capital no contexto do capitalismo dependente. Neste sentido, a tarefa de organizar a luta em defesa da escola pública, diante da atual escalada fascista que renova os elementos de autocracia no país, se impõe e em nosso entendimento, assim como teorizou importante referência do materialismo histórico e dialético: “não há luta revolucionária, sem teoria revolucionária”.

Considerando todos estes elementos o LIEPE compreende a importância da realização da parceria com o SEPE/RJ. A luta travada pelo sindicalismo docente sempre foi absolutamente importante e significativa para a defesa da educação pública e de uma escola pública referenciada política e culturalmente nos pressupostos críticos. A parceria com o SEPE/RJ é um desdobramento de uma série de atividades isoladas já anteriormente realizadas por pesquisadores do LIEPE. A proposição deste curso significa um amadurecimento desta relação e tenta responder em parte às exigências formativas colocadas à todas e todos os trabalhadores da educação.

CRONOGRAMA

Aula 1: 02/SET - 18h

Educação e a pandemia: nem Ensino Remoto, nem retorno presencial. O que fazer?

Rodrigo Lamosa Amanda Rodrigues

Aula 2: 09/SET - 18h

A ofensiva privatista no contexto do Ensino Remoto: trabalho docente e resistência sindical

Renata Spadetti Ramon Magalhães

Aula 3: 16/SET - 18h

Para onde vai a gestão da escola pública? Gerencialismo, ensino híbrido e a resistência docente

Maurício Lapa Fabrício da Silva

Aula 4: 23/SET - 18h

Financiamento da educação hoje e no pós-pandemia: luta pelo Fundeb e muito mais

Regis Agüelles Marco Lamarão

Aula 5: 30/SET - 18h

Educação e ascensão do fascismo: militarização, fundamentalismo religioso e educação domiciliar

Rodrigo Lamosa Luiza Colombo

As aulas serão iniciadas as 18 h e serão divididas em dois momentos. O primeiro momento os professores realizarão uma exposição temática acerca do problema específico de cada aula. Este primeiro momento terá uma duração média de 60 minutos. Num segundo momento será aberto o debate com interação com os alunos inscritos no curso e terá a duração de 90 minutos. Todo o material de leitura será enviado previamente para os alunos.


O controle de frequência será realizado no segundo momento de cada aula. Cada inscrito no curso deverá cursar 75% para a obtenção de certificado expedido pelo LIEPE em conjunto com o SEPE-RJ. As inscrições serão realizadas por meio de preenchimento de formulário no site https://liepe.amandy.com.br/index.php seguindo o calendário proposto no cronograma de organização do curso.

Equipe Organizadora

Rodrigo Lamosa

Coordenador

Carlos Maurício F. Lapa

Fabrício Fonseca da Silva

Luiza Rabelo Colombo

Renata Spadetti Tuão

Ramon Menezes

Amanda Rodrigues

Bárbara Evangelista

Sara Rodrigues

Amanda Oliveira

Pedro Henrique Dias Siqueira

Lívia Herdade

Ricardo Scherpel

Thiago Vasquinho

Rafael Mota

Regis Argüelles

Marco Vinicius Moreira Lamarão