Tubarões da Educação

Tubarões da Educação Pública

A coluna publica textos sobre a atuação da classe dominante na educação, tendo por referência os estudos marxistas e gramscianos produzidos no Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Educação (LIEPE), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Coordenação do professor Rodrigo Lamosa.

Tubarões da educação e as consequências do neoliberalismo na educação brasileira

Este pequeno texto visa refletir sobre a implantação de políticas neoliberais na educação brasileira nas últimas décadas e suas consequências. A ideia central é percorrer alguns autores emblemáticos como István Mészáros, Antônio Gramsci, Lúcia Neves, André Martins, Virginia Fontes, Aparecida dos Santos, Luiza Colombo, Flávio Casimiro, Amanda Silva, Thayse Gomes, Vânia Motta e Roberto Leher que tratam desta temática e que utilizam o materialismo histórico e dialético como referencial teórico...

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Por que somos a favor do cancelamento do ano letivo de 2020?

Em meados de março, quando a Organização Mundial da Saúde declarou a expansão da COVID-19 uma pandemia, foi imposta à maior parte do mundo a estratégia de isolamento social como a principal medida capaz de frear a expansão acelerada do novo coronavírus, partícula viral recém descoberta em solo chinês. Se na maior parte do mundo, cedo ou tarde, as políticas oficiais dos governos acabaram por fechar o comércio e as escolas por semanas, até que os números de infectados e mortos caíssem, no Brasil, a prática negacionista do governo Bolsonaro...

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Quanto vale a vida de um professor?

É público e notório que as condições de trabalho em que estão inseridos os trabalhadores brasileiros são marcadas por um traço de intensa precariedade, traço da superexploração na periferia do capitalismo que articula formas modernas e arcaicas de dominação. A precariedade no mundo do trabalho avançou enormemente no período da pandemia, elevando exponencialmente a categoria dos trabalhadores denominada por Ruy Braga como “precariado”...

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Série ‘A pedagogia dos banqueiros’ – Parte 2

A Fundação Bradesco, a maior instituição filantrópica do Brasil − entre as cinco maiores da América Latina – é um Aparelho Privado de Hegemonia imprime a supremacia dos dominantes há mais de 60 anos. No que tange ao caráter educacional, conta com 40 escolas próprias, distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal, além de outras iniciativas de difusão de sua ideologia, cuja origem remonta a década de 50. Seu programa educacional alcança diversos níveis de formação e educação, da Educação Básica à Profissionalizante, passando pela Educação de Jovens e Adultos, e pelo Ensino a Distância...

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Algumas razões para defender o cancelamento do ano letivo

A Coluna Tubarões da Educação abre uma exceção em seu calendário de publicações dos artigos referentes aos estudos sobre a atuação da classe dominante na educação. A presente publicação tem como objetivo divulgar um importante posicionamento na luta que tem sido travada na atual conjuntura, diante das tentativas de normalização do ensino em meio à pandemia. O período exige organização, luta e clareza estratégica dos sindicatos dos trabalhadores da educação para não cair na chantagem imposta por institutos, fundações, sindicatos patronais e seus prepostos em governos federal, estaduais e municipais que utilizam sua imprensa para disseminar a ideologia do “novo normal”...

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Série ‘A pedagogia dos banqueiros’ – Parte 1

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi criado no ano de 1959, pelos Estados Unidos da América (EUA), com o aparente objetivo de se materializar como uma instituição organizadora do desenvolvimento da América Latina e Caribe. Como determinantes históricos para a criação do BID, destacamos a preocupação com o avanço do comunismo na região, com a contenção da insatisfação da população latino-americana deflagrada pela intensa desigualdade e os desencadeamentos da crise capitalista...

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A militarização das escolas e a formação “de um bom liberal”

Foi com este discurso que Bolsonaro saudou a inauguração da primeira escola “cívico-militar” da rede municipal do Rio de Janeiro no dia 14 de agosto de 2020. O espetáculo de horrores, digno dos atores mais canastrões, vivenciado na manhã de uma ensolarada sexta-feira no subúrbio carioca, foi produzido por uma escrete responsável em grande parte pela pandemia da pandemia, catalisada pelos governos...

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A encruzilhada da Educação e a batalha das ideias

Este é o primeiro artigo de uma série de trabalhos que serão publicados semanalmente na coluna “Tubarões da Educação”. Como um texto inaugural pretendemos com ele saudar a parceria do Laboratório de Investigação Estado, Poder e Educação (LIEPE) com o Esquerda On Line (EOL) e apresentar as linhas gerais das reflexões que serão publicadas aqui. A proposta de organizar a coluna “Tubarões da Educação” é um desdobramento das lutas travadas neste período por este conjunto de pesquisadores que diante da ascensão neofascista se mobilizam para travar a batalha das ideias.

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